quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Resolução do Dilema do aborto

Enquanto psicólogos, adotaríamos a postura de informar à cliente sobre os malefícios acarretados por essa atitude, sabendo que além dos prejuízos à saúde o aborto ainda é uma prática ilícita. No entanto, buscaríamos ouvir os motivos que fizeram com que a cliente em questão optasse pelo aborto e levá-la a uma reflexão dos prós e dos contras que essa decisão ocasionaria na vida da mesma, colocando assim nas mãos dela, já que não cabe ao psicólogo resolver problemas dessa magnitude.
Sobre a ótica da ética, o aborto é considerado uma prática ilícita, por tratar-se da decisão sobre uma vida humana. No entanto, tramitam no Supremo Tribunal, projetos de lei que buscam a legalização dessa prática em algumas situações, como em caso de má-formação e estupros.
Apesar da evolução no pensamento sobre o aborto, cremos que tardará a chegar o dia em que a sociedade brasileira o tratará como moralmente correto, pelo fato de sua formação dá-se quase que totalmente baseada no cristianismo que postula a prática do aborto como um pecado capital. Para que esse pensamento chegue a mudar será necessário que seja instituída na nova geração uma mentalidade diferente, o que se torna quase que impossível pelo enraizamento dos dogmas da igreja no seio da sociedade.

Nenhum comentário: