quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A influência das aflições na felicidade

O desejo pela felicidade é inato em todos os seres. O homem não é exceção à esta regra. Esta busca pela felicidade tem sido o poder motivador detrás de todos os esforços do homem, quer seja no campo temporal como no espiritual. Todas as suas descobertas no domínio da ciência tiveram esta meta em vista. Se hoje, o homem está ansioso para conseguir a supremacia sobre as forças naturais e para subjugá-las visando servir as suas necessidades, é apenas para este propósito. Se, no passado ou mesmo no presente, alguns poucos abandonaram o caminho trilhado pela vasta maioria da humanidade e evitaram buscas mundanas e se retiraram para uma floresta ou para dentro de si mesmos, isto também é devido à sua busca pela felicidade eterna.
Mas a idéia de felicidade difere de acordo com o gosto e o desenvolvimento interno de cada indivíduo. A maioria da humanidade está satisfeita com a gratificação dos sentidos ou acha a felicidade nela.

Mas o que poderia impedir que cheguemos a alcançar essa tão sonhada felicidade? Estudos realizados nos Estados Unidos, apontaram uma lista com alguns itens que representam aflições universais que atormentam os indivíduos. A partir desse estudo podemos tentar averiguar quais seriam as aflições no contexto brasileiro. Em sala de aula foram apontados alguns itens como: Desemprego, Fome, Violência, Morte.

Nenhum comentário: